terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Importância dos Perfumes


 Um perfume é importante tanto quanto um vestido, ou penteado ou a maquilhagem formam parte da imagem de uma pessoa. Além de completar a personalidade, também mostra a forma de ser do indivíduo. O perfume, com suas agradáveis notas, atua em todos os sentidos. Seu buquê aromático é capaz de despertar os desejos mais profundos e melhorar o estado de ânimo. Nos trai lembranças e aumenta o atrativo pessoal.
Segundo os científicos, no mundo a cada 43 horas nasce um novo odor feminino, entretanto que um novo aroma masculino nasce a cada 4 dias. É por tudo isso que é muito difícil perdurar no mercado dos perfumes; e é ainda mais difícil escolher a fragrância mais adequada tendo em conta a ampla oferta comercial.
O perfume pode dizer muito de uma pessoa. Por isso é tão importante encontrar um aroma que corresponda a nossa personalidade, harmonize com nosso estilo de vida, influa positivamente nos sentidos, melhore o estado de ânimo e provoque bom humor. O uso de uma fragrância incorreta pode provocar todo o contrário. Escolher um perfume não é nada fácil e muitas vezes não estamos satisfeitos com o odor selecionado. Um aroma, que ao princípio, nos parece agradável, logo pode resultar irritante ou totalmente inadequado. Como escolher um perfume que seja compatível com a nossa personalidade?
ALGUNS CONSELHOS QUE AJUDARÃO NA ELEIÇÃO DO PERFUME:
  1. O melhor é provar o perfume pela manhã, porque é o momento que o sentido de olfacto está mais alerta e mais sensível.
  2. Quando vamos comprar um perfume, melhor não levar nenhum perfume posto.
  3. Não se deve avaliar um perfume vaporizado somente em uma tira de papel. Se o odor da amostra parece agradável, é imprescindível provar também na pele. Testar as fragrâncias em tiras de papel não garante a inteira satisfação da sua eleição.
  4. Não convêm cheirar um aroma diretamente do frasco, já que em vez de cheirar seu verdadeiro aroma só percebemos o odor a álcool.
  5. Ao aplicar o perfume no pulso ou no interior dos cotovelos, tem que esperar até que se evapore. Então se perceberá seu primeiro acorde aromático - nota de cabeça - que é a mais volátil.
  6. Minutos depois aparecerá a nota de coração, melhor dizendo, o que seria a nota média da fragrância.
  7. O último e mais duradouro odor provêm da nota de fundo, a qual forma a fase final do buquê aromático do perfume.
  8. Se gostamos das três notas e o perfume parece ser adequado, podemos comprar. De todas as formas se aconselha esperar uma semana para voltar a provar a mesma fragrância. Se ainda é do nosso agrado significa que a decisão de comprar é adequada em um 99 por cento.
  9. Distinguir os perfumes segundo a cor de cabelo é uma coisa do passado, a eleição do perfume depende do gosto de cada mulher, seu carácter e intuição.
  10. Não convêm comprar um perfume simplesmente porque o utilizam as amigas. O mesmo aroma tem um cheiro diferente em cada pessoa. Por isso é preciso provar na sua própria pele.
  11. Ao escolher um perfume não se influencie por coisas como a marca do produto, o nome do famoso criador, a publicidade ou o desenho da embalagem (com excepção de que seja um coleccionista de frascos).
  12. A escolha do perfume é uma questão muito pessoal. Assim que não existe nenhuma obrigação de usar um perfume que alguém lhe deu de presente.
  13. Ao decidir-se por uma fragrância não tem que comprar em seguida um frasco grande. As embalagens grandes são menos práticas. Por mais que estejam bem fechadas as substâncias aromáticas podem evaporar-se. Assim o perfume perderá suas qualidades antes de que o terminemos.
  14. O uso do mesmo perfume durante um largo período de tempo pode causar que deixemos de sentir seu cheiro. Isso significa que chegou o momento de trocar e selecionar um perfume novo.
COMO UTILIZAR OS PERFUMES?
 Além de saber escolher um perfume, também é preciso saber usar. Para evitar incómodos desnecessários, é preciso seguir alguns princípios para o seu uso. Estas são algumas regras para “sentir savoir vivre”.
  1. O perfume se aplica sobretudo nos pontos quentes onde tem mais circulação de sangre. Como por exemplo: os pulsos, no interior dos cotovelos, no decote, na nuca, no interior dos joelhos e incluso nas têmporas. Claro que não há que vaporizar o perfume em todos estes lugares. Não convêm abusar.
  2. As peles oleosas mantêm o odor durante muito mais tempo. Para que o aroma se mantenha por maior tempo na pele seca, se pode aplicar um creme hidratante antes de perfumar-se.
  3. Se quiser perfumar-se de uma maneira delicada e discreta, pode vaporizar o perfume no ar passar por debaixo da sua nuvem perfumada. Este método é muito eficaz sobretudo quando se trata de fragrâncias muito intensas.
  4. O tipo e a qualidade do perfume devem adaptar-se à situação. Por respeito às pessoas que estão ao redor, em lugares públicos não se aplica muito perfume. Nosso aroma favorito pode resultar desagradável para as outras pessoas.
  5. Nunca aplique perfume antes de tomar sol. As notas olfactivas mudam com a influência do suor. Se igualmente desejamos estar perfumados, se recomenda usar águas refrescantes especiais.
  6. Não há que esfregar o perfume na pele porque pode corromper ou mudar o aroma das notas.
  7. Não use várias fragrâncias ao mesmo tempo. O efeito da mistura de aromas pode ser muito desagradável.
  8. Também pode vaporizar o perfume sobre a roupa (por exemplo na barra da saia ou da jaqueta). O aroma se mantêm muito bem nos abrigos de peles (quando aplicado por debaixo destes). Nunca vaporize perfume sobre a seda já que se pode manchar. De todas formas, o melhor é aplicar a fragrância antes de vestir-se. Assim poderá perfumar a maior parte do corpo sem medo de manchar a roupa.
  9. Vale a pena saber que dentro de 3 meses de usar o mesmo perfume, o aroma passa totalmente desapercebido para nosso/a companheiro/a. O sentido olfactivo é como um conquistador que sempre está buscando novidades. Assim que para aumentar seu atrativo é preciso mudar de perfume de vez em quando.
CONSELHOS PRÁTICOS:
 O perfume é uma dissolução alcoólica de óleos aromáticos obtidos de substâncias perfumadas naturais e sintéticas. A dosificação e a composição destes elementos está determinada pelos perfumistas, já que é importante usar as fragrâncias segundo os seguintes conselhos:
  1. Os perfumes devem ser guardados em frascos bem fechados e em um lugar livre da exposição à luz solar e às altas temperaturas.
  2. Os perfumes que vem em versão de vaporizador são mais práticos que os líquidos. Permitem aplicar uma nuvem perfumada, mas sobretudo perduram mais tempo sem evaporar nem alterar-se.
  3. Para preencher com novo perfume uma embalagem recarregável é preciso neutralizar o aroma anterior. Lavamos o recipiente com vinagre e sal (três colheres de vinagre e uma colher de sal), enxaguamos com água e logo com álcool puro, deixamos secar. Depois de tudo isso podemos esvaziar o perfume.
  4. É preciso limpar a bomba do pulverizador com álcool puro quantas vezes seja necessário até ficar inodora.
  5. Se queremos guardar o perfume por um tempo, é preciso colocar dentro de uma caixa e guardar a caixa na geladeira. Para evitar sua evaporação se recomenda colocar o frasco de maneira que o líquido chegue até em cima para não deixar que se evapore.
  6. Os perfumes são preparados para manter seu efeito até 4 horas depois de aplicados. Alguns podem durar até uma semana mas seu cheiro já não é tão agradável. Por isso se recomenda reaplicar o perfume várias vezes durante o dia.
DIFERENTES TIPOS DE PERFUMES SEGUNDO SUA CONCENTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS E ÁLCOOL:
  • perfume (parfum) contém entre um 10% e um 20% de óleos essenciais diluídos em álcool de 90°-96°;
  • água de perfume (eau de parfum) contém entre um 10% e um 15% de óleos essenciais diluídos em álcool de 90°;
  • água de tocador (eau de toilette) contém entre um 5% e um 10% de óleos essenciais diluídos em álcool de 60°-85°;
  • água de colonia (eau de cologne) contém entre um 3% e um 5% de óleos essenciais diluídos em álcool de 70°-80°;
  • água refrescante (eau fraîche) contém entre um 1% e um 3% de óleos essenciais diluídos em álcool de 70°-80°.
 Os óleos essenciais provêem de matérias primas naturais, que se encontram em diversas partes das plantas: nas pétalas de flor como a rosa ou o jasmim; nas folhas como o pachuli, o tomadero, o gerânio; no caule do lírio; as raízes como do gengibre, na fruta como o limão, a tangerina, e sementes de pimenta. Também se encontram nas ervas inteiras como o manjericão ou a menta, nos musgos, nas resinas, e nos caules. As essências aromáticas se obtêm a través da destilação. Este é um processo físico no qual o vapor de água arrasta os elementos odoríferos, que uma vez esfriados se armazenam em recipientes escuros e bem fechados para evitar a evaporação. O resultado final depende da composição da substância que é diluída em álcool.
 Hoje em dia, os perfumes mais famosos contém alguns ingredientes nunca antes utilizados, tais como pimenta, amora, folhas e frutos de tomate, alcaçuz ou folha de coca. A composição destes aromas é possível mediante a obtenção de uma nova tecnologia chamada Head Space. Este método consiste em armazenar uma planta ou uma fruta em um recipiente de vidro ligado a um computador. O recipiente extrai as moléculas odorantes, são identificados e descritos em detalhe. Então, de acordo com estes dados, o aroma é reconstruído em laboratório. Nos centros de investigação nos Estados Unidos tornou-se cada vez mais popular o método de Sceng Living. Esta técnica consiste em cultivar dentro de um globo de cristal, duas plantas de espécies diferentes que ao influenciar-se mutuamente - positiva ou negativamente - produzem componentes de odor diferentes, o que dá um resultado muito surpreendente. Se as plantas não toleram umas as outras, liberam um odor desagradável. Mas se essas mesmas plantas “se gostam mutuamente”, então nasce um excelente odor.
Os óleos essenciais que compõem os perfumes são distinguidos de acordo com sua duração ou melhor, como a evaporação do tempo
  • NOTA DE CABEÇA - também conhecida como nota alta. Ela contém ingredientes voláteis que são evaporados e desaparecem mais rapidamente. É a primeira impressão olfactiva que aparece após a abertura do frasco, quando o odor de álcool desaparece. Geralmente, consiste em óleos de lavanda e cítricos, é a nota mais suave e frescoa, também conhecida como nota alta.
  • NOTA DE CORAÇÃO - também conhecida como nota média. Contém ingredientes de volatilidade média. Composta de aromas florais, frutal e picante, que duram cerca de duas horas.
  • NOTA DE FUNDO - também conhecida como nota de base. Ela é composta por fixadores - os ingredientes que dão vida longa. Esses componentes são extraídos de resinas exóticas (acordes boscosos), materiais de origem animal (musk, zibeta, âmbar), substâncias naturais ou sintéticas.
 Um perfume é importante tanto quanto um vestido, ou penteado ou a maquilhagem formam parte da imagem de uma pessoa. Além de completar a personalidade, também mostra a forma de ser do indivíduo. O perfume, com suas agradáveis notas, atua em todos os sentidos. Seu buquê aromático é capaz de despertar os desejos mais profundos e melhorar o estado de ânimo. Nos trai lembranças e aumenta o atrativo pessoal.

Segundo os científicos, no mundo a cada 43 horas nasce um novo odor feminino, entretanto que um novo aroma masculino nasce a cada 4 dias. É por tudo isso que é muito difícil perdurar no mercado dos perfumes; e é ainda mais difícil escolher a fragrância mais adequada tendo em conta a ampla oferta comercial.
O perfume pode dizer muito de uma pessoa. Por isso é tão importante encontrar um aroma que corresponda a nossa personalidade, harmonize com nosso estilo de vida, influa positivamente nos sentidos, melhore o estado de ânimo e provoque bom humor. O uso de uma fragrância incorreta pode provocar todo o contrário. Escolher um perfume não é nada fácil e muitas vezes não estamos satisfeitos com o odor selecionado. Um aroma, que ao princípio, nos parece agradável, logo pode resultar irritante ou totalmente inadequado. Como escolher um perfume que seja compatível com a nossa personalidade?
ALGUNS CONSELHOS QUE AJUDARÃO NA ELEIÇÃO DO PERFUME.
  1. O melhor é provar o perfume pela manhã, porque é o momento que o sentido de olfacto está mais alerta e mais sensível.
  2. Quando vamos comprar um perfume, melhor não levar nenhum perfume posto.
  3. Não se deve avaliar um perfume vaporizado somente em uma tira de papel. Se o odor da amostra parece agradável, é imprescindível provar também na pele. Testar as fragrâncias em tiras de papel não garante a inteira satisfação da sua eleição.
  4. Não convêm cheirar um aroma diretamente do frasco, já que em vez de cheirar seu verdadeiro aroma só percebemos o odor a álcool.
  5. Ao aplicar o perfume no pulso ou no interior dos cotovelos, tem que esperar até que se evapore. Então se perceberá seu primeiro acorde aromático - nota de cabeça - que é a mais volátil.
  6. Minutos depois aparecerá a nota de coração, melhor dizendo, o que seria a nota média da fragrância.
  7. O último e mais duradouro odor provêm da nota de fundo, a qual forma a fase final do buquê aromático do perfume.
  8. Se gostamos das três notas e o perfume parece ser adequado, podemos comprar. De todas as formas se aconselha esperar uma semana para voltar a provar a mesma fragrância. Se ainda é do nosso agrado significa que a decisão de comprar é adequada em um 99 por cento.
  9. Distinguir os perfumes segundo a cor de cabelo é uma coisa do passado, a eleição do perfume depende do gosto de cada mulher, seu carácter e intuição.
  10. Não convêm comprar um perfume simplesmente porque o utilizam as amigas. O mesmo aroma tem um cheiro diferente em cada pessoa. Por isso é preciso provar na sua própria pele.
  11. Ao escolher um perfume não se influencie por coisas como a marca do produto, o nome do famoso criador, a publicidade ou o desenho da embalagem (com excepção de que seja um coleccionista de frascos).
  12. A escolha do perfume é uma questão muito pessoal. Assim que não existe nenhuma obrigação de usar um perfume que alguém lhe deu de presente.
  13. Ao decidir-se por uma fragrância não tem que comprar em seguida um frasco grande. As embalagens grandes são menos práticas. Por mais que estejam bem fechadas as substâncias aromáticas podem evaporar-se. Assim o perfume perderá suas qualidades antes de que o terminemos.
  14. O uso do mesmo perfume durante um largo período de tempo pode causar que deixemos de sentir seu cheiro. Isso significa que chegou o momento de trocar e selecionar um perfume novo.
COMO UTILIZAR OS PERFUMES?
 Além de saber escolher um perfume, também é preciso saber usar. Para evitar incómodos desnecessários, é preciso seguir alguns princípios para o seu uso. Estas são algumas regras para “sentir savoir vivre”.
  1. O perfume se aplica sobretudo nos pontos quentes onde tem mais circulação de sangre. Como por exemplo: os pulsos, no interior dos cotovelos, no decote, na nuca, no interior dos joelhos e incluso nas têmporas. Claro que não há que vaporizar o perfume em todos estes lugares. Não convêm abusar.
  2. As peles oleosas mantêm o odor durante muito mais tempo. Para que o aroma se mantenha por maior tempo na pele seca, se pode aplicar um creme hidratante antes de perfumar-se.
  3. Se quiser perfumar-se de uma maneira delicada e discreta, pode vaporizar o perfume no ar passar por debaixo da sua nuvem perfumada. Este método é muito eficaz sobretudo quando se trata de fragrâncias muito intensas.
  4. O tipo e a qualidade do perfume devem adaptar-se à situação. Por respeito às pessoas que estão ao redor, em lugares públicos não se aplica muito perfume. Nosso aroma favorito pode resultar desagradável para as outras pessoas.
  5. Nunca aplique perfume antes de tomar sol. As notas olfactivas mudam com a influência do suor. Se igualmente desejamos estar perfumados, se recomenda usar águas refrescantes especiais.
  6. Não há que esfregar o perfume na pele porque pode corromper ou mudar o aroma das notas.
  7. Não use várias fragrâncias ao mesmo tempo. O efeito da mistura de aromas pode ser muito desagradável.
  8. Também pode vaporizar o perfume sobre a roupa (por exemplo na barra da saia ou da jaqueta). O aroma se mantêm muito bem nos abrigos de peles (quando aplicado por debaixo destes). Nunca vaporize perfume sobre a seda já que se pode manchar. De todas formas, o melhor é aplicar a fragrância antes de vestir-se. Assim poderá perfumar a maior parte do corpo sem medo de manchar a roupa.
  9. Vale a pena saber que dentro de 3 meses de usar o mesmo perfume, o aroma passa totalmente desapercebido para nosso/a companheiro/a. O sentido olfactivo é como um conquistador que sempre está buscando novidades. Assim que para aumentar seu atrativo é preciso mudar de perfume de vez em quando.
CONSELHOS PRÁTICOS
 O perfume é uma dissolução alcoólica de óleos aromáticos obtidos de substâncias perfumadas naturais e sintéticas. A dosificação e a composição destes elementos está determinada pelos perfumistas, já que é importante usar as fragrâncias segundo os seguintes conselhos:
  1. Os perfumes devem ser guardados em frascos bem fechados e em um lugar livre da exposição à luz solar e às altas temperaturas.
  2. Os perfumes que vem em versão de vaporizador são mais práticos que os líquidos. Permitem aplicar uma nuvem perfumada, mas sobretudo perduram mais tempo sem evaporar nem alterar-se.
  3. Para preencher com novo perfume uma embalagem recarregável é preciso neutralizar o aroma anterior. Lavamos o recipiente com vinagre e sal (três colheres de vinagre e uma colher de sal), enxaguamos com água e logo com álcool puro, deixamos secar. Depois de tudo isso podemos esvaziar o perfume.
  4. É preciso limpar a bomba do pulverizador com álcool puro quantas vezes seja necessário até ficar inodora.
  5. Se queremos guardar o perfume por um tempo, é preciso colocar dentro de uma caixa e guardar a caixa na geladeira. Para evitar sua evaporação se recomenda colocar o frasco de maneira que o líquido chegue até em cima para não deixar que se evapore.
  6. Os perfumes são preparados para manter seu efeito até 4 horas depois de aplicados. Alguns podem durar até uma semana mas seu cheiro já não é tão agradável. Por isso se recomenda reaplicar o perfume várias vezes durante o dia.
DIFERENTES TIPOS DE PERFUMES SEGUNDO SUA CONCENTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS E ÁLCOOL:
  • perfume (parfum) contém entre um 10% e um 20% de óleos essenciais diluídos em álcool de 90°-96°;
  • água de perfume (eau de parfum) contém entre um 10% e um 15% de óleos essenciais diluídos em álcool de 90°;
  • água de tocador (eau de toilette) contém entre um 5% e um 10% de óleos essenciais diluídos em álcool de 60°-85°;
  • água de colonia (eau de cologne) contém entre um 3% e um 5% de óleos essenciais diluídos em álcool de 70°-80°;
  • água refrescante (eau fraîche) contém entre um 1% e um 3% de óleos essenciais diluídos em álcool de 70°-80°.
 Os óleos essenciais provêem de matérias primas naturais, que se encontram em diversas partes das plantas: nas pétalas de flor como a rosa ou o jasmim; nas folhas como o pachuli, o tomadero, o gerânio; no caule do lírio; as raízes como do gengibre, na fruta como o limão, a tangerina, e sementes de pimenta. Também se encontram nas ervas inteiras como o manjericão ou a menta, nos musgos, nas resinas, e nos caules. As essências aromáticas se obtêm a través da destilação. Este é um processo físico no qual o vapor de água arrasta os elementos odoríferos, que uma vez esfriados se armazenam em recipientes escuros e bem fechados para evitar a evaporação. O resultado final depende da composição da substância que é diluída em álcool.
 Hoje em dia, os perfumes mais famosos contém alguns ingredientes nunca antes utilizados, tais como pimenta, amora, folhas e frutos de tomate, alcaçuz ou folha de coca. A composição destes aromas é possível mediante a obtenção de uma nova tecnologia chamada Head Space. Este método consiste em armazenar uma planta ou uma fruta em um recipiente de vidro ligado a um computador. O recipiente extrai as moléculas odorantes, são identificados e descritos em detalhe. Então, de acordo com estes dados, o aroma é reconstruído em laboratório. Nos centros de investigação nos Estados Unidos tornou-se cada vez mais popular o método de Sceng Living. Esta técnica consiste em cultivar dentro de um globo de cristal, duas plantas de espécies diferentes que ao influenciar-se mutuamente - positiva ou negativamente - produzem componentes de odor diferentes, o que dá um resultado muito surpreendente. Se as plantas não toleram umas as outras, liberam um odor desagradável. Mas se essas mesmas plantas “se gostam mutuamente”, então nasce um excelente odor.
Os óleos essenciais que compõem os perfumes são distinguidos de acordo com sua duração ou melhor, como a evaporação do tempo
  • NOTA DE CABEÇA - também conhecida como nota alta. Ela contém ingredientes voláteis que são evaporados e desaparecem mais rapidamente. É a primeira impressão olfactiva que aparece após a abertura do frasco, quando o odor de álcool desaparece. Geralmente, consiste em óleos de lavanda e cítricos, é a nota mais suave e frescoa, também conhecida como nota alta.
  • NOTA DE CORAÇÃO - também conhecida como nota média. Contém ingredientes de volatilidade média. Composta de aromas florais, frutal e picante, que duram cerca de duas horas.
  • NOTA DE FUNDO - também conhecida como nota de base. Ela é composta por fixadores - os ingredientes que dão vida longa. Esses componentes são extraídos de resinas exóticas (acordes boscosos), materiais de origem animal (musk, zibeta, âmbar), substâncias naturais ou sintéticas.
http://www.dolcevitacosmeticos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Dolce Vita News

Twitter News

Curta nossa Página!